1. História e Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Modernos no Brasil
História e historiografia do Docomomo_Brasil: a construção de um campo, de redes de profissionais e pesquisadores em suas múltiplas escalas; As escritas da história, do particular ao global; Ampliação e tensionamento de fontes, arquivos, redes de profissionais, instituições e outros agentes produtores da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil; Historicização de processos, procedimentos de projeto e de construção.
2. Inventário e Documentação
Questões de produção de inventários de obras e conjuntos modernistas; Registros e digitalização de acervos, preservação de acervos documentais físicos e digitais e acesso à informação do patrimônio moderno.
3. O Modernismo como Cultura
A circulação das ideias; Diálogos regionais e internacionais; Síntese e integração das Artes; O campo ampliado do Movimento Moderno; O Modernismo nos meios de comunicação; O modo de vida moderno. Modernismo e cultura popular.
4. Teorias e Práticas de Intervenção no Moderno
Teorias e práticas voltadas às intervenções de conservação, preservação e restauração do legado arquitetônico, urbanístico e paisagístico moderno no Brasil; Estudos de caso, pesquisas, projetos e obras, novas tecnologias, legislação, educação patrimonial, dentre outros, que valorizem os bens culturais modernos.