Conferências

 

HUGO MONDRAGÓN LÓPEZ

Hugo Mondragón López é um arquiteto colombiano (UPC, 1990), Mestre em Teoria e História da Arte e da Arquitetura pela Universidad Nacional de Colombia (UNAL, 2002), além de Mestre em Arquitetura (2002) e Doutor em Arquitetura e Estudos Urbanos (2010) pela Pontificia Universidad Católica de Chile. É um membro ativo de organizações como o DOCOMOMO, Society of Architectural Historians (SAH), European Architectural Historians Network (EAHN) e Latin American Studies Association (LASA). Ele também é membro de comitês científicos de revistas indexadas como DeArquitectura e Arquitectura. Desde 2007 é professor em tempo integral da Facultad de Arquitectura, Diseño y Estudios Urbanos (FADEU) da Pontificia Universidad Católica de Chile, onde foi Coordenador do Mestrado em Arquitetura (de 2007 a 2012) e Diretor de Programas de Pesquisa e Pós-Graduação (de 2012 a 2015). Fundou em 2015 o “Intersecciones”, uma série de congressos científicos multidisciplinares em arquitetura, cidade e território, ativa desde então; e editou Sudamerica Moderna: objetos, edificios, territorios, livro com contribuições de uma seleção de jovens e reconhecidos pesquisadores de todo o subcontinente. Como diretor dos Archivos de Originales da FADEU, esteve a cargo da coordenação, junto ao MoMA-NY, do envio de peças originais para a exposição “Latin America in Construction. Architecture 1955-1980”. O foco de seus projetos de pesquisa são a arquitetura latino-americana moderna e contemporânea. Coordena atualmente o projeto de uma rede de pesquisadores do Chile e do Brasil chamada “Debate Teórico e Construção Histórica. O Patrimônio Arquitetônico da Modernidade no Chile e no Brasil”. Os resultados de suas pesquisas foram apresentados e discutidos em congressos e universidades como a Society of the Architectural Historians (SAH), DOCOMOMO, Latin American Studies Association (LASA), Seminarios de Arquitectura Latinoamericana (SAL), Bauhaus Weimar (ALE), IUAV (ITA), Texas University at Austin (EUA), Columbia University (EUA), Universidade de Coimbra (POR), Universidad Nacional de Colombia, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Rio Grande do Sul e Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, dentre outros. Em 2011, venceu um concurso público e foi curador e projetista do Pavilhão Chileno na Bienal de Urbanismo\Arquitetura de Shenzhen e Hong Kong.

LOUISE NOELLE GRAS

Louise Noelle Gras nasceu na Cidade do México e estudou História da Arte na Universidad Iberoamericana e na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Doutora Honoris Causa na Universidad Michoacana de San Nicolás Hidalgo, 2014. Pesquisadora do Instituto de Investigaciones Estéticas e professora de Arquitetura do Século XX na UNAM desde 1982. Está envolvida em muitos aspectos da crítica de Arquitetura, sendo cofundadora e Diretora do Comitê Internacional dos Críticos de Arquitetura (CICA). Atua em conselhos de várias instituições, incluindo o Comitê Mexicano de História da Arte, e é Acadêmica Honorária da Sociedade de Arquitetos Mexicanos, assim como é Membro da Academia de Artes, desde 1991, e atual Coordenadora. Ativa no campo da preservação do patrimônio arquitetônico do século XX como membro do ICOMOS e de seu Conselho Científico Internacional de Teoria e Filosofia da Conservação e do Restauro (ISC Theophil), Presidente do DOCOMOMO Mexico e membro do Conselho do DOCOMOMO International. Prêmio Jean Tschumi da União Internacional dos Arquitetos, 2011. Cursos e conferências em Universidades, no México e no exterior, e em congressos internacionais. Contribui em numerosos periódicos de arquitetura, e é autora de vários livros sobre a arquitetura mexicana e latino-americana do século XX, entre eles: Arquitectos contemporáneos de México, 1989; Ricardo Legorreta, tradición y modernidad, 1989; Guía de Arquitectura contemporánea de la Ciudad de México, 1993; Agustín Hernández, audacia estructural, 1995; Vladimir Kaspé, reflexión y compromiso, 1995; Luis Barragán. Búsqueda y creatividad, 1996; Mario Pani, una arquitectura para la ciudad, 2000; Enrique del Moral, un arquitecto comprometido con México, 2004; e co-autora de Una ciudad Imaginaria. Arquitectura mexicana de los siglos XIX y XX en fotografías de Luis Márquez, 2000; Arquitectos Iberoamericanos Siglo XXI, 2006; e Fuentes para la Arquitectura Mexicana, siglos XIX y XX, 2007.

ANAHI BALLENT

Anahi Ballent nasceu na cidade de Tandil, na província de Buenos Aires (Argentina), em 1956. É arquiteta (Universidad Nacional de La Plata, Argentina, 1981) e Doutora em História (Universidad de Buenos Aires, Argentina, 1997). Atualmente é professora honorária da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) e Investigadora Independiente do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). É membro do Instituto de Estudios de la Ciencia y la Tecnología (IESCT) e do Centro de Historia Intelectual (CHI) e dirige o Laboratorio “Espacio, Tecnología y Cultura”, todos eles vinculados à UNQ. Foi docente em várias universidades argentinas e em países da região. Seus temas de interesse, dentro da produção argentina e latino-americana do século XX, são os seguintes: arquitetura, política e Estado; Política habitacional; Engenharia e Estado. Seus livros mais relevantes são: em parceria com Jorge F. Liernur, La casa y la multitud. Vivienda, política y cultura en la Argentina moderna (Buenos Aires, FCE, 2014); Las huellas de la política. Vivienda, ciudad, peronismo. Buenos Aires, 1943-1955, (Buenos Aires, UNQ-Prometeo, 2005); e El diálogo de los antípodas: los CIAM y América Latina. Refundación de lo moderno y nuevo internacionalismo en la posguerra (Buenos Aires, FADU, 1995).